quinta-feira, 5 de maio de 2011

Helô x O Bacalhau da Semana Santa

De uns tempos para cá definitivamente ando com um espírito mais curioso e ao mesmo tempo uma pressa de recuperar aquilo que possa ter perdido.

Uma delas fui me dar conta agorinha, já tinha parado com qualquer frescura em comer, se é que algum dia tive uma.

Comecei a contar e inúmeras coisas, que hoje não vivo sem, eu costumava abominar na infância como manteiga, mel, feijão, lentilha, e a lista não pára.

Nessa levada de consciência do paladar resolvi partir para uma fase mais hard core, enfrentar mesmo os medos. Provei rabada com agrião no restaurante mineiro e curti, salada de grão de bico foi ok, cuscuz eu amei. Em reunião com japoneses, comi animadíssima um salgadinho sabor do mar, não faço idéia do que tinha ali.
 

A cada prato esquisito um orgulho de desafio conquistado.



Salgadinho Sabor Oceano

Mas para tudo isso ser verdade precisava encarar meu mais temido prato, o Bacalhau.


É definitivamente um dos peixes mais feios que já vi.

Já disse aqui, a minha mãe é portuguesa e Bacalhau em casa é mais comum que arroz e feijão, mas nunca me desceu o cheiro, nem a aparência muito menos a textura, um pânico total. Nunca entendi o que as pessoas viam de bom nisso.

Chegou a Páscoa, época em que o Bacalhau é mais pop que o próprio coelhinho, eu não poderia me deixar intimidar por isso, em casa o festival é completo, rola ao braz, de forno, risotto, salada, tipo Halloween mas com peixe salgado.

A aquela altura já era uma questão de honra, não se tratava mais em apenas provar o prato, eu preciso começar a gostar de Bacalhau.

Quinta-feira do feriado, algo estava cheirando muito delícia na cozinha, minha mãe fazia um refogado com cebola, alho, azeite, tomate, pimentão, e acho que era só, incrível, só de olhar você se impulsiona a pegar um pãozinho. "Pra que essa coisa linda?"  perguntei, "Para o Bacalhau ao forno" respondeu ela. iiiii brochei.

E ela montou o Bacalhau já em pedacinhos intercalado desse refogado, batatas cortadas em rodelas e temperinhos, para ir ao forno, ficou assim:



Depois, ela decora com azeitonas pretas para servir, essa não deu tempo de clicar.

Ficou lindo! O incentivo que precisava para encarar, fui até o fim, o prato inteiro.

A parte do forno, das batatas, pimentões foi muito bom, já o Bacalhau, não foi dessa vez, comi mas não amei.

Ainda não gostei, mas já consigo comer numa boa, não é ainda algo que eu pediria em um restaurante.

Quem sabe em Portugal…

BEIJOCAS

Nenhum comentário: