sábado, 25 de setembro de 2010

Felizmente Despedaçada

Há muito tempo não cuidava do blog e agora reencontrei esse lugar, assim como tudo na minha vida ultimamente - um reencontro saboroso.

Para colocar o assunto em dia vou resumir em números o que aconteceu: já estou na marca de 8 cirurgias realizadas em 5 internações e mais 3 pequenas "ações" muito dolorosas no consultório, 80 horas de anestesia geral e um total de 2 meses e 1 semana vivendo em um hospital, sempre com os mesmos 2 médicos. Em 2 anos e meio de tratamento, mais de 10 placas e incontáveis parafusos de titanium já passaram por aqui, 5 dentistas também, e mais 4 próteses, 2 enxertos que não deram certo, 1 breve estadia na UTI , 2 fíbulas e 1 lasca da calvária a menos, peles transferidas de lugar, e ainda muito mas muito tempo sem comer nada com sondinha (já falei dela aqui), e depois com dietas líquidas, dietas pastosas, dietas molinhas, enfim, remendada, em pedaços e com 1 sorriso maior que a vida. :D

Sim, sorrindo, pois são só números de uma história muito maior.

Sempre acreditei que as coisas boas e ruins, principalmente as ruins, acontecem para repensarmos nossas atitudes, para transformarmos a nossa vida em uma experiência muito melhor, achava que por manter isso em mente esse tratamento seria infinitamente mais curto do que é, eu estava completamente enganada.

O comecinho foi um choque, me desesperei, chorei loucamente, mas mesmo assim, desde o começo saí em busca da minha força e até hoje nunca parei de encontrá-la e nem de buscar por mais. Não pude também esquecer de que tem muita gente no mundo passando por provas infinitamente piores que a minha. Com o passar do tempo e das cirurgias, fui me acalmando e me superando, foi esse o motivo do blog lá atrás, em cultivar os sabores do mundo mesmo com todas as limitações da alimentação.

Honestamente achei que mostrar força e praticar eventualmente a caridade fossem a fórmula mágica, mas as coisas não iam bem.

O primeiro enxerto foi absorvido, rejeitado pelo meu próprio organismo, isso acontece em menos de 1% dos casos no mundo, I'm a lucky girl. A primeira reação foi "Por que eu?" mas rapidamente isso foi superado e continuei em frente, resolvi tentar mais uma vez e no dia 14 de agosto do ano passado fiz o enxerto número 2 (fíbula). Poucos dias depois da cirurgia eu já estava desesperada para ir para casa, mas precisávamos fechar um cortinho e isso foi marcado para sexta 21, de jeito nenhum ia passar o aniversário no centro cirúrgico, então dia 20 conseguimos uma "janela". Chegamos lá e estava tudo perdido, TUDO. O organismo tinha rejeitado mais uma vez, e de maneira mais feroz - fiquei pertinho de partir, umas 12 horas aproximadamente. Ah! e isso também acontece em menos de 1% dos casos no mundo, I'm so special hehe

E foi nessa experiência que a venda finalmente caiu e tive que sair em busca de mais, tinha algo de errado com minha magnífica fórmula mágica, ela estava super incompleta. O ingrediente secreto não sei ainda identificar, não dá para definir em uma só palavra só sei que a reforma foi geral, foi aqui dentro e lá fora.

Não quero parecer aquelas loucas que tiveram uma experiência próxima da morte e tal, não foi esse o estopim, foi só mais um alarme de que algo não está certo. A dupla Ansiedade e Angústia tinham sido os piores venenos que andavam comigo até aquele momento.

E foi assim, no cair da venda, que finalmente pude saborear a PAZ pela primeira vez em toda a minha vida (tá, cafona, eu sei, mas não tem outra palavra que se aproxime mais do que é). Não consigo traduzir o tanto como isso é bom e tem um gosto, apenas explico que durante os meus vinte e tantos anos eu sempre tive uma "coisa" aqui no peito, uma sensação que só fui perceber com clareza quando ela se foi, era uma inquietação, uma ansiedade, um treme treme absurdo. Achei que era energia, que era o trabalho, mas no fim isso permaneceu, hoje essa "coisa" deu lugar a uma serenidade, talvez até maturidade, uma respiração imensa, uma sensação deliciosa. Acho que essa é a minha verdadeira força.

Os números mudaram, de lá para cá foram festas, amigos por perto, família por perto, ganhei um sobrinho-neto (pois é), e ainda mais duas famílias, reencontrei pessoas distantes e esse é só o começo. É uma sensação de voltar para a casa.

Muda absolutamente tudo, uma das provas é que eu acabei de passar pela a 7a e a 8a cirurgia para corrigir o lábio que ficou repuxado e ralinho daquela última vez e agora recebi a notícia de que o enxerto "pegou" 100%, pela primeira vez tudo deu certo mesmo.

As pessoas sempre me perguntam "essa é a última cirurgia? acabou?". Não sei, depende de mim e das possibilidades da medicina, se eu quiser melhorar, ter mais conforto, implantes… não posso responder por isso hoje, mas pode ter certeza que não vou desistir, por enquanto, vou ficar um ou dois anos "quietinha".

Esse blog é sobre comer e saborear delícias, e eu não podia deixar de retomar os posts sem falar desse novo gosto que eu conquistei.

Eu amo viver, amo comer e não é uma coisinha como essa que vai me deixar longe disso.

Obrigada!

BEIJOCAS


(já tem mais posts a seguir)

7 comentários:

Unknown disse...

Essa é minha prima/irmanzinha. Tão joven e tão sábia. Cada dia mais sábia como demonstra o post.

' Let it out, let it out. Wither and let the story guide you.' Dream Theater.

Bj.
Alexandre Scarpa.

Ingrid Hermann disse...

Que lindo texto Helô.Você é especial por isso às vezes a carga é mais pesada. É um privilegio ser tão nova e ter a sabedoria que vc tem. Admiro vc, admiro sua inteligencia, seu senso pratico, sua força. beijos

Neural disse...

Helo,
texto lindo, e um exemplo de vida como poucos. Leio isso e me sinto humilde e admirado: parabéns pela força e obrigado pro compartilhar com a gente.
beijos
Renato

Unknown disse...

Helo,
Confesso que me emocionei lendo este seu "desabafo" (não achei melhor palavra); realmente, é bom pararmos um pouco, às vezes, para prestar atenção a coisas importantes/lindas que acontecem bem aqui, do nosso lado.
Você é uma super vencedora e tenho orgulho de ser seu amigo, de coração!
Um beijo de quem te admira muito!

Tharso Vieira disse...

Muito bom, Helô. Muito mesmo! =)

Anônimo disse...

O titulo diz tudo, Helô. Acho que daqui pra frente só vai vir coisa boa. Voce merece demais.

IVAN SCARPA disse...

QUERIDA PRIMA, NÃO SEI SE JÁ TE FALEI, MAS EU SEMPRE ODIEI LER. ODEIO ATÉ HOJE. ADOREI O BLOG E ESTOU DEVORANDO OS SEUS POST´S. VOCÊ MERECE TUDO DE MELHOR QUE O UNIVERSO POSSA TE OFERECER. DON´T WORRY, ABOUT A THING, CAUSE EVERY LITTLE THING, IS GONNA BE ALRIGHT. LOVE YOU. BJS, IVAN SCARPA